Introdução a Business Intelligence

O termo de Business Intelligence que também pode ser traduzido para “Inteligência de Negócios” que é o processo de coleta, análise e monitoramento da informação para tomada de decisões de negócios. O conceito surgiu na década de 80 pela Gatner Group onde descreve as habilidades das corporações para analisar grande massa de dados e retirar informações contidas nelas. A tecnologia BI tende a ser uma grande ferramenta de auxilio a gestão de negócios onde tem como finalidade avaliar o ambiente empresarial como um todo, desde o processo interno da empresa ate as novas tendências de mercado para se conseguir novos clientes.

O Business Intelligence é uma evolução natural e lógica do próprio conceito de Tecnologia da Informação, usando tecnologia para a coleta de dados que são gerados diariamente pelos sistemas usados pelas empresas onde podemos filtrar analisar e retirar informações valiosas para as organizações. O BI não pode ser considerado a cura de todos os males que podem levar as empresas para caminhos errados, mais sim ele atende um vasto leque, onde você terá uma visão panorâmica e atualizada de que esta acontecendo no seu negocio. Apontando os seus pontos fortes e fracos, lhe mostrando e indicando em tempo real uma “foto” momentânea de como esta a situação da organização em analise naquele momento. Por esses motivos o BI pode ser considerado como um sistema de suporte a tomada de decisões ou (decision-suport system).

Este é um trecho do artigo que fiz, posteriormente falarei mais do assunto e disponiblizarei documentos e links sobre o tema e áreas afins...

0 comentários: