Mercado ERP, CRM, virtualização e BI ganham destaque com a crise

A consultoria IDC prevê que a crise econômica provocará mudanças no cenário de software, criando oportunidades para sistemas que tenham impacto direto sobre vendas, controle de desempenho e de custos.

Neste cenário, o analista da IDC Julio Pagani acredita que o segmento de CRM, por exemplo, deverá receber investimentos especificamente em funcionalidades relativas a vendas. O ERP continuará a atrair investimentos, especialmente módulos associados a controle de custos e despesas, como funcionalidades de estoque, compras, gestão de ativos e performance financeira.

De acordo com a IDC soluções de BI (Business Intelligence) também terão oportunidades de negócios, pois em um momento de crise os gestores precisam de um painel de indicadores para controlar o desempenho.

A virtualização também aparece como tendência, segundo a IDC. Por outro lado, Pagani acredita que, com a crise, os projetos de SOA serão impactados negativamente, bem como as aplicações verticalizadas específicas para determinada indústria. Os projetos relativos à convergência, que englobam a integração de sistemas, também serão postergardos, estima o consultor.

Pela Redação do COMPUTERWORLD

0 comentários: