O Pentaho

O Pentaho é uma plataforma de business intelligence que surge como uma solução aberta (open source) com varias funcionalidades, tendo um leque amplo de funcionalidades e recursos para a aplicação do BI, pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa, sendo assim diferente dos produtos que já existem no mercado, pelo fato de ser uma plataforma flexível e customizavel para a adaptação e implantação de BI em diferentes empresas e negócios.

A plataforma da solução Pentaho consiste de um BI framework, BI components, BI Workbench (banca de trabalho) e Desktop Inboxes.

O framework tem funcionalidades de login, segurança, agendamento de tarefas, ETL (Extraction, Transformation, and Load), servicos web, repositorio de atributos e regras de maquina.O BI components tem relatórios, analisadores, workflow, dashboards e data mining.

O BI Workbench ou banca de trabalho que contem funcionalidades de administrador de ferramentas que são integradas no ambiente de desenvolvimento do eclipse. Com estas ferramentas podem ser criados relatórios, dashborads, modelos de analise, regras de negócios e processos dentro do BI. O Inboxes podem ser leitores de RSS ou o Pentaho Inbox Alerter. Os Inboxes entregam tarefas e relatório e notificações de exceção.

O Servidor do Pentaho é a máquina runtime, controlada pela máquina de workflow que coordena a execução e comunicação entre todos os componentes de BI. O controle centralizado por uma máquina de workflow é essencial para arquitetura da plataforma de BI. A plataforma é construída em processos e definições de processo. Ele e composta de framework e componentes de BI, ele funciona encima do J2EE contendo serviços de web como Apache, JBOSS, Oracle etc.

As principais funcionalidades do servidor Pentaho são de criação de relatórios, analisadores, regras de negócios, emails e notificações e workflows.

Os componentes são integrados de forma que eles possam ser usados para
resolver um problema de inteligência empresarial. Havendo uma interação do usuário com cada subsistema onde estão definidos por uma coleção de documentos da definição da solução. Esses documentos para a definição do processo são em XML, mais especificamente em XPDL (XML Process Definition Language) para a definição do processo.


Abaixo veja a figura para entender melhor a arquitetura do servidor Pentaho.



Já que falei no post anterior sobre o Pentaho. Esse também faz parte do artigo que escrevi, sendo um resumo. Depois detalharei mais algumas ferramentas contidas no Pentaho.

0 comentários: