Firefox 3.1 trará os codecs Theora e Vorbis


Uma das novidades planejadas para o Firefox 3.1 é o suporte aos elementos audio e video do HTML 5. Dessa forma som e vídeo podem ser integrados a páginas HTML com a mesma facilidade das imagens, sem a necessidade de plugins como o Flash.

Assim como imagens ser apresentadas em diversos formatos, como GIF, JPEG ou PNG, o mesmo ocorre com vídeos e sons. O Firefox suportará alguns dos formatos instalados no sistema operacional.

Entretanto, o Firefox trará suporte nativo a Theora e Vorbis, formatos livres de vídeo e áudio, para Windows, OS X e Linux.

Deve ser observado que, apesar de serem livres, problemas legais devido a patentes podem surgir mais adiante. Aparentemente a Mozilla decidiu arriscar e se tornar um alvo.

O suporte inicial a este recurso foi integrado ontem ao código-fonte do Firefox e você pode testar agora mesmo instalando um nightly build do Firefox 3.1 e acessando esta página de testes.

Confira algumas possibilidades do que é possível fazer com este demo. Ele mistura vídeo, SVG e JavaScript. Note que ele foi realizado apenas com o Firefox, sem nenhum plugin ou qualquer outra dependência, e funciona no Windows, Linux e Mac OS X.






Perdi minha paciência com o Internet Explorer na sua versão 8, agora só estou usando Firefox 3.

[VIA:br_mozdev]

0 comentários: